Diaconia participa de diversas mobilizações no 8 de março fortalecendo a promoção da Justiça de Gênero

Diaconia
3 min readMar 11, 2021

Todas essas iniciativas fazem parte da estratégia macro da Diaconia para a promoção da Justiça de Gênero

Uma das atividades foi o lançamento da campanha Somos Mulheres de Coragem para as mulheres da Diaconia

Por Tádzio Estevam (Assessor de Comunicação da Diaconia)

O Dia Internacional de Luta das Mulheres foi marcado por uma série de mobilizações feministas pela garantia e efetivação de direitos em todo País. Durante todo dia, a Diaconia esteve envolvida em diversas atividades, ampliando sua incidência política na promoção da Justiça de Gênero e exigibilidade de direitos participando de LIVES, campanhas nacionais, publicação de uma carta aberta, programa de rádio e lançamento de campanha institucional.

As pautas do 8 de março, às quais a Diaconia esteve envolvida, reafirmaram as histórias de luta das mulheres do campo e da cidade pelo direito à água, ao alimento, à organização social e à saúde, chamando atenção para esse momento de crise epidemiológica, política, social e econômica vivenciado no Brasil.

Todas essas iniciativas fazem parte da estratégia macro da Diaconia para a promoção da Justiça de Gênero, assumida pela organização em sua ‘Política de Justiça de Gênero’, que tem estimulado reflexões e mudanças de práticas que interfiram positivamente na transformação das relações entre as pessoas. Através de tais diretrizes, a organização tem conseguido mobilizar mulheres de diferentes movimentos, igrejas, coletivos, fóruns e grupos.

A atuação institucional está alicerçada nos princípios assumidos na política que: assume a política de justiça de gênero como tarefa diaconal para a transformação de realidades; que reconhece justiça de gênero nas relações justas entre homens e mulheres; que valoriza a diversidade de saberes e experiências de vida; que incide para a superação das violências, especialmente contra as mulheres; que assume a Justiça de Gênero como eixo transversal em todas ações programáticas da organização e no diálogo sobre as construções e reconstruções de feminilidades e masculinidades no contexto onde atua. “A Diaconia tem priorizado a Justiça de Gênero como aspecto primordial do trabalho e da vivência institucional. A cada ano, o mês de março, em alusão ao dia Internacional da Mulher, marca um período de luta e resistência, dando luz ao enfrentamento das violências contra as mulheres e em defesa dos direitos e da justiça. Uma vasta programação expressou, nos diferentes territórios de atuação da Diaconia, a prioridade do olhar sobre a vida das mulheres e as relações justas de gênero”, disse a Coordenadora Político-pedagógica da Diaconia, Waneska Bonfim.

Ilustração da campanha Somos Mulheres de Coragem 2021

Durante todo o mês de março, a Diaconia realizará ações de formação, disseminação de conteúdos e incidência política através da campanha ‘Somos Mulheres de Coragem’, que há nove anos vem sensibilizando e mobilizando mulheres de diferentes igrejas e movimentos de fé para promoção e defesa de direitos das mulheres. A campanha tem como tema “Nossos Corpos, Territórios Sagrados — Somos Mulheres de Coragem!”. A escolha do tema deste ano é um convite ao autocuidado e ao cuidado coletivo, encorajando as mulheres a perceberem e valorizarem seus corpos como territórios sagrados. A proposta pretende também facilitar reflexões, à luz das Escrituras Sagradas, sobre direitos das mulheres, espaços de acolhimento e proteção.

Ainda como parte das ações alusivas ao 8 de março, nesta quinta-feira (11), a Diaconia participará, a convite do governo britânico, do 1º Webinário GESI — Especial Semana Internacional da Mulherpara debater sobre a experiência da equidade de gênero e inclusão social no setor energético e como melhor compartilhar os benefícios obtidos para toda a sociedade pela Transformação Energética no Brasil. Waneska Bonfim, Coordenadora Político-pedagógica da Diaconia, é uma das convidadas para debater o tema. O evento acontecerá às 14h e será aberto ao público e as inscrições podem ser feitas aqui. Ainda hoje, haverá uma LIVE no âmbito do projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos — executado pela Diaconia em sete territórios do Semiárido brasileiro — com o tema ‘Protagonismo feminino na Extensão Rural Brasileira’. A LIVE será transmitida pelo canal do Youtube do Grupo de Estudos e Pesquisas em ATER (GEATER).

--

--

Diaconia

Promoção e Defesa de Direitos // Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará